O Air Force One é talvez um dos aviões presidenciais mais famosos do mundo. Conhecido oficialmente como VC-25, trata-se de uma versão VIP do Boeing 747-200 e é utilizada no transporte do presidente dos Estados Unidos.
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Embora sem o mesmo porte do Boeing 747 presidencial americano, os países da América do Sul também contam com aviões presidenciais. Confira a seguir.
Aviões presidenciais: os jatos da América do Sul
Argentina
![Boeing_757-200 ARG-01](https://techbreak.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Boeing_757-200-ARG-01.jpeg)
O jato presidencial da Argentina é um Boeing 757-200. Produzido em 2000, o exemplar foi recentemente adquirido pelo governo argentino e começou a sua vida como um jato comercial da espanhola Iberia. Atualmente em configuração VVIP, bimotor pode levar 39 passageiros.
Bolívia
![Dassault Falcon 900EX](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/fab-001-e1655056681769.jpg)
A Força Aérea da Bolívia opera o FAB-001, um jato executivo Dassault Falcon 900EX fabricado em 2008. Com um alcance de mais de 8,3 mil quilômetros, está em uso pelo país desde 2010.
Brasil
![Airbus A319](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/1200px-Brazilian_Air_Force_One_in_2019.jpg)
O FAB 01 “Santos Dumont”, o principal dos aviões presidenciais do Brasil, é o Airbus A319 na versão VIP CJ (Corporate Jet). Designado oficialmente como VC-1A “2101” na Força Aérea Brasileira, foi adquirido novo do fabricante em 2004. Outro jato já utilizado pelo mandatário brasileiro foi o KC-30, como são chamados os Airbus A330 adquiridos recentemente pela FAB.
Chile
![Boeing 767-300](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Boeing_767-300_Chile_Air_Force_8008447948-e1655056917514.jpg)
O Chile é dono de um dos poucos jatos presidenciais widebody da América do Sul. Trata-se de um Boeing 767-300 produzido há quase 30 anos e que começou a voar em 1994 pela companhia aérea russa Aeroflot. Voa pela Força Aérea do Chile como FAC 985 desde 2008.
Colômbia
![Boeing 737-700](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/FAC0001_Boeing_B73GWL_BBJ_Fuerza_Aerea_Colombiana_12699008503-e1655056987211.jpg)
Conhecido como FAC0001, o jato presidencial da Colômbia é a versão VIP do Boeing 737-700. Modelo que é conhecido como Boeing Business Jet. Entregue em 1999 para o uso da companhia aeronáutica americana Raytheon, foi comprado pelos colombianos em 2004.
Equador
![Embraer EMB-135BJ Legacy](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Embraer_ERJ-135BJ_Legacy_600_Ecuador_-_Air_Force_JP6701283-e1655057041415.jpg)
Desde 2008, o avião presidencial do Equador é um jato Embraer EMB-135BJ Legacy. O modelo brasileiro foi adquirido novo pela Força Aérea do País, onde usa a matrícula FAE-051.
Paraguai
![Cessna 680 Citation Sovereign](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/fap3001.jpg)
Depois de vários anos sem um avião presidencial, o Paraguai usa desde 2019 um jato executivo Cessna 680 Citation Sovereign. Curiosamente, o avião – conhecido com FAP3001 – foi recebido pelo país vizinho como uma doação do governo de Taiwan.
Peru
![Boeing 737-500](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Avión_presidencia_del_Perú_cropped.jpg)
Além da Argentina, outro país da região que utiliza um Boeing 737-500 presidencial é o Peru. Inicialmente designado como PRP-001 e hoje matriculado como FAP356, está em uso desde 1995 pela Força Aérea do Peru.
Uruguai
![Embraer EMB-120 Brasília.](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Embraer_C-120_FAU_550-e1655057335558.jpg)
Sem um jato de longo alcance em sua frota, o mais próximo de um avião presidencial na Força Aérea do Uruguai é um turboélice brasileiro Embraer EMB-120 Brasília. A aeronave usa matrícula militar FAU 550.
Venezuela
![Airbus A319 CJ](https://techbreak.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Venezuelan_Air_Force_Airbus_A319CJ_Lebeda.jpg)
Assim como o Brasil, o presidencial da Venezuela é um Airbus A319 CJ. Entregue novo para a Força Aérea da Venezuela em 2001, desde 2019 ostenta a matrícula civil YV2984 e a pintura da companhia aérea estatal Conviasa.